Sabão natural feito pelo método tradicional da saboaria

A saboaria artesanal é uma atividade feita sem o emprego de máquinas, a partir dos componentes primários que são óleos e os alcalis que produzem uma reação química de saponificação. Esta reação química produz sabão + glicerina.

A glicerina, a verdadeira guardiã da hidratação da pele, é um derivado natural do processo de saponificação. Na saboaria artesanal, a preciosa glicerina fica 100% no sabonete. Parece óbvio, mas não é. A grande indústria saboeira retira a glicerina natural do sabonete para revendê-la à indústria cosmética e farmacêutica. Dá para ter uma ideia da importância e o valor que ela tem?

Um sabão natural é um sabão verdadeiro, livre de derivados de petróleo, lauril, sulfatos, parabenos, BHT, EDTA, estabilizantes, fragrâncias sintéticas, corantes artificiais ou qualquer outro aditivo ou conservante químico amplamente usado na indústria cosmética.

Além disto, no sabão natural deixamos o chamado sobreengorduramento, que é uma dose extra de manteigas ou óleos vegetais que ficarão livres no sabão, sem saponificar, acrescentando uma qualidade extra no sabonete, deixando-o ainda mais hidratante.